2 de fevereiro de 2014

Do teor das mensagens psicografadas

Ao colocar-se em trabalho psicográfico, o médium deve orientar-se pelo teor das mensagens enviadas pelos espíritos.
Quando se trata da luz, os textos tem caráter edificante, dentro dos preceitos da moral cristã e com o sentimento de otimismo e pacificação.
Os espíritos da luz não se ocupam com ordens materiais, com discussões perniciosas e que promovam a discórdia e a segregação.
Não estimulam a vaidade, mas acolhem o médium com carinho e fraternidade.
Não falam da inveja e da soberba, mas do perdão e da aceitação.
As mensagens dos mentores são reservadas à edificação da alma, portanto tem em sua essência a educação espiritual e o esclarecimento sobre as leis do universo e da evolução.
Tais orientações podem ter formatos diversos, como narrações literárias reais ou fictícias, poesias, peças, palestras, contos, críticas de teor histórico e moral.
Cada médium terá mais facilidade com uma ou outra forma da escrita, não havendo um padrão textual para todas as comunicações.
Tudo depende da preferência do espírito emissor e do médium receptor.
Sejamos claros: se o espírito comunicante viveu na Terra a última encarnação é provável que se use de linguagem típica do período e a influência de sua cultura acumulada às experiências pregressas milenares.
Não por isso a entidade deva ter eloquência exclusivamente antiga, pois muitos se atualizam por estarem em constante aprendizado.
Grande parte dos comunicantes faz uso da verborragia para iniciar o processo de conquista e de “prova” para os que irão avaliar o conteúdo enviado.
Isso significa que nem sempre mensagens de escritores sejam enviadas na segunda pessoa do discurso porque a usava na última encarnação. Pode ser utilizada ou não, a depender da circunstância e do teor da mensagem.
Por outro lado, é na simplicidade e na forma sucinta que os maiores ensinamentos estão postos.
Podemos ler livros e livros espíritas ou de outras linhas, mas tudo esta contido no Evangelho de Jesus.
Nas pequenas frases e nas narrativas com exemplos do cotidiano, encontramos os segredos da evolução e da felicidade verdadeira.
Os textos complexos têm o seu valor, seus conhecimentos, mas nem todos têm a capacidade de interpretação e compreensão da mensagem.
Assim, muitos espíritos se valem de fábulas, contos, exemplos atuais e corriqueiros para que haja entendimento universal.
Jesus veio aos mais simples e humildes, mas também falou aos cultos, sábios e reis.
O teor da mensagem, em sua essência mais pura, é a mesma.
Assim como Jesus o fez, a psicografia da luz deve chegar a todos, sem distinção.
Utilizar-se de termos raros para refletir sapiência é desnecessário, por parte do espírito e do médium. Salvo quando não haja termo mais conhecido ou trata-se de expressão técnica e científica.
As palavras vulgares, gírias e termos de baixo calão não são usuais e caso sejam ditadas deve ser interrompida a psicografia, feita prece e reflexão sobre se processo mediúnico não esta sofrendo influência negativa.
Tais termos são permitidos em raros casos, mas há na linguagem infinidade de palavras e construções metafóricas ou exemplos delicados para contar ou demonstrar uma situação. Importante estar o médium sempre atento, mantendo a vigilância, a oração e a prática do bem.
No caso de mensagens em outros idiomas, são possíveis e reais. O médium para ter a capacidade de realizar  grafia em línguas desconhecidas só ocorre quando já teve a experiência em vidas pregressas.
Há na memória espiritual todos os conhecimentos aprendidos e a psicografia acessa os arquivos para se processar. Outra situação é o repasse da mensagem durante o estado de sono do corpo físico. Há um estudo preliminar e, depois, a psicografia da mesma com auxílio do espírito comunicante.
Para narrativas históricas, contos e fábulas, há também o recurso de exibições cinematográficas no estado de desdobramento. O médium é levado a uma sala no plano espiritual e as cenas são exibidas.
Por isso que muitas psicografias são acompanhadas de visões com extrema riqueza de detalhes, incluindo sons, diálogos, cores e texturas. A memória espiritual é acessada e há maior facilidade na transmissão do texto.
Há os casos que o médium psicografa romances vividos por ele mesmo em vidas passadas. A memória é acessada com o apoio da equipe espiritual e se complementa com conhecimentos e instruções direcionado ao ensino do amor, do perdão e da caridade.
Muitos romances também são ditados, sem relação direta com experiências do médium.
Outra possibilidade é o espírito narrador enviar textos sobre suas vivências em vidas pregressas ou no plano espiritual.
Curiosamente, a equipe que apóia a psicografia tem relações afetivas do passado e se unem fraternalmente para o trabalho na seara de Jesus.
Contam histórias vividas conjuntamente e por seu teor é escolhida para ser enviada e transformada em livros.
Lembramos que as obras espíritas enviadas por meio da psicografia devem ter sua renda material direcionada a Jesus e isso só ocorre quando são revertidas aos mais pobres e necessitados, como nos exemplificou o Mestre.
A venda é permitida, desde que se direcione o lucro para a caridade material: doações de alimentos, roupas, remédios, tratamentos de saúde e manutenção de creches, escolas e hospitais.
Não é necessário que o papel seja do mais caro, nem a capa seja luxuosa. Jesus e o Espiritismo nos trouxeram a simplicidade, a clareza e a objetividade como base para sua doutrina. Desse modo, os meios eletrônicos são bem vistos, pois chega a todos, mesmo os que não têm condições de adquirirem a obra impressa. A espiritualidade orienta que as mensagens podem ser divulgadas em vários meios, facilitando o acesso universal, desburocratizado e a preço justo, sem onerar e visar lucros abusivos.
Vale lembrar que o mesmo se aplica às palestras e cursos, simpósios e congressos espíritas. O luxo, o alto custo e a pompa são desnecessários. A limpeza, organização e a simplicidade são aceitas e valorizadas pela espiritualidade para tais eventos e ocasiões.
O preço a ser pago não deve gerar receita para fim de lucro. Caso haja qualquer sobra, que seja direcionada à caridade.
Tais orientações são postas porque os palestrantes também são envolvidos espiritualmente e tem o apoio de equipes ligadas à psicografia e outros trabalhos da divulgação da Doutrina Espírita e da mensagem de Jesus.

Abraço fraterno, agradecido pela oportunidade do trabalho.

Werneck, 25/01/14

(Mensagem psicografada pela médium Júlia Jenska)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua opinião e que Jesus abençoe a ti e a sua família.