9 de setembro de 2012

Corpo, mente e espírito

A sobrevivência já foi o que a maioria dos encarnados buscavam. Desde o início das civilizações, a busca pelo alimento era o maior objetivo. As doenças assolavam os homens e, por isso, os desencarnes eram muito cedo. Poucos atingiam cinco décadas na existência já que as vicissitudes eram mais pungentes que nos dias de hoje.
Com o desenvolvimento científico e o acesso aos conhecimentos, os homens diminuíram a preocupação única com a manutenção da vida e a sobrevivência da espécie. O acesso a medicamentos, a produção controlada de alimentos, o domínio da natureza, tudo isso levou o ser humano ao segundo passo de sua evolução.
O primeiro, manter-se vivo e o segundo, o controle do meio que habita. O terceiro passo, e que estão ainda galgar, é o conhecimento da mente e do espírito. São os estudos voltados à psicologia, psiquiatria, dentre outros.
O terceiro passo ainda é restrito se não forem atingidos os conhecimentos para o entendimento e o controle da mente. Nos mais primitivos os instintos os regem, mas no desenvolvimento, a razão, associado ao sentimento promovem novo impulso evolutivo.
O quarto passo se estabelecerá quando os homens dominarem seus impulsos e a sua mente, a entendendo, mas também a controlando por completo.
O quinto passo é o conhecimento do ambiente mental externo, para que depois disso ele possa ser também mantido, controlado e desenvolvido.
O sexto e o sétimo passos para a evolução humana é o entendimento do espírito, em todos os seus aspectos. Após esse nível de compreensão, o ser está pronto para galgar os novos ciclos planetários de ascensão física, mental e espiritual.
O Espiritismo nos trás os conhecimentos necessários para o entendimento desses passos, mas também do equilíbrio de cada um deles. Pela situação ainda de encarnados é fundamental que todas as áreas e etapas estejam em harmonia e saúde.
De nada vale estudar a mente e o espírito se o corpo físico, veículo da alma, for negligenciado. De nada vale o cuidado extremado do corpo se a mente é povoada de pensamentos desequilibrados e doentios.
De nada vale cuidar do corpo mental e esquecer-se da evolução do espírito, a luz que emitimos a cada ser.
Jesus e tantos outros missionários do amor vieram a Terra para trazer o senso moral, ético e, especialmente, dos sentimentos fruto do amor, da fé e da caridade. O desenvolvimento pleno do ser humano só se dará com o conhecimento e o domínio do corpo, da mente e do espírito, mas somente envolvidos pelos sentimentos e das ações que o animam.
Portanto, evoluir é ascender cada nível sobre a estrada luminosa das obras edificantes ao longo das vidas sucessivas.
A evolução também se dá em grupos, em auxílio mútuo, em estudo e aprimoramento coletivo. De mãos dadas, em uníssono, cada filho do divino Pai irá atingir os níveis mais elevados para sua iluminação.

Dr. Ruy, 08/09/12
(Mensagem psicografada pela médium Júlia Jenská)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua opinião e que Jesus abençoe a ti e a sua família.